sexta-feira, 23 de junho de 2017

 

A radiografia da saúde básica

 

Clique aqui e veja o documento com 125 páginas

Segue link para quem quiser acompanhar o primeiro dos quatro volumes com o mapeamento que estamos fazendo nas Unidades Básicas de Saúde de Jundiaí. Nesta etapa inicial, o material analisa dez postos de saúde da Regional 3: Caxambu, Colônia, Ivoturucaia, Jundiaí Mirim, Rio Acima, Rui Barbosa, São Camilo, Tamoio, Tarumã e Vila Aparecida.

O documento, por exemplo, aponta a necessidade urgente de se implantar prontuários eletrônicos, projeto que a Plataforma de Gestão de Saúde planeja colocar em prática no próximo ano,. Ou de se expandir os serviços de PSF (Programa de Saúde da Família) a todas UBSs.

Durante quase três meses, conversamos com gerentes e usuários destas dez unidades para avaliar os problemas existentes. O mapeamento completo, com as 37 Unidades Básicas de Saúde, deverá estar pronto até o fim do ano.

Sem data marcada, nosso time aplicou uma entrevista com 14 perguntas a 297 pacientes destas UBSs, com questões sobre a qualidade do atendimento, desde recepção ao médico e odontológico, tempo de espera para consultas, higiene e outros.

O documento mostra que cada unidade encontrou soluções próprias, muitas em conjunto com a sua comunidade, para melhorar o atendimento e que podem ser usadas em toda a rede.

O objetivo deste mapeamento não é o de fazer uma caça às bruxas, mas sim agregar valor ao município. Pois melhorando o cuidado primário com a saúde vamos conseguir desafogar os hospitais, além de dar mais qualidade de vida das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário